Endomarketing: Você e seus colaboradores sorrindo
Como em meus outros artigos, gosto de usar acontecimentos do cotidiano, presencio momentos, e passo a vocês leitores, de uma maneira clara e fácil, para que todos possam entender um pouco do mundo do marketing.
Pois bem, hoje já é 21 de abril, a Páscoa já passou e como todas as outras datas comemorativas, é uma ótima oportunidade para se falar em Endomarketing. Mas o que é Endomarketing? Pra que serve?
O prefixo “Endo” quer dizer dentro, então Endomarketing nada mais é que, divulgar a empresa para o seu principal público, os seus colaboradores. É a ferramenta que faz com que seus funcionários sintam prazer em fazer parte da empresa, melhorando assim o ambiente de trabalho.
Esse sistema tem como objetivo trazer motivação, qualidade de vida, informação e valorização de seus funcionários, visando uma mudança construtiva. E para isso é necessário que haja ferramentas do marketing que solucionarão problemas de comunicação e informação. Podem-se criar projetos e ações que venham consolidar um comprometimento entre colaboradores/organização.
Philip Kotler (papa do marketing) afirma que: "Quando o marketing interno é bem feito, o marketing externo será muito mais abrangente. Se cada empregado for multiplicador da boa imagem da empresa, os produtos fabricados por ela também serão bem aceitos pelos seus clientes".
Todos nós, mortais, adoramos um bom “mimo”, a simplicidade dos detalhes mostra quão especial somos, diante a nossa família, aos amigos e principalmente, a empresa pela qual trabalhamos e dedicamos a maior parte de nossos tempos. Nenhum chefe é obrigado a dedicar-se aos seus funcionários, mas convenhamos que, este é o certo.
Conquistar quem está conosco a todo tempo, para atingir novos e maiores objetivos. Vender meu produto/marca independe de meus clientes externos, mas depende, totalmente, dos meus colaboradores, desde a produção até a gerência. Pessoas felizes realizam trabalhos eficazes.
Separei uma frase e um vídeo muito bacana do Alexandre Costa, diretor da maior rede de lojas de chocolates finos do mundo. Um exemplo de empresa e de pessoa. Claro que estou falando da Cacau Show, confira abaixo:
O sucesso da Cacau Show é inegável, mas a que deve esse sucesso, ao cacau ou ao valor do colaborador?
R: Um não existe sem o outro. A Cacau Show é a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo porque todos trabalham para o sucesso da empresa: carinho, união e comprometimento no dia a dia dos colaboradores. Passamos mais da metade do dia juntos, nos esforçando muito para manter e aumentar a capacidade da marca frente ao seu público. Curtimos cada momento e cada vitória aqui dentro e isso é muito importante, porque nos faz lembrar do real motivo da marca ser o que é hoje. A Cacau Show somos nós.
Esse sistema tem como objetivo trazer motivação, qualidade de vida, informação e valorização de seus funcionários, visando uma mudança construtiva. E para isso é necessário que haja ferramentas do marketing que solucionarão problemas de comunicação e informação. Podem-se criar projetos e ações que venham consolidar um comprometimento entre colaboradores/organização.
Foto dos trabalhadores felizes Via: gavetadbagunca.blogspot.com |
Parando para prestar atenção na Páscoa da minha família, vi que, grande maioria que é assalariada assim como eu (ALELUIA’S), chegaram em casa na quinta feira, véspera de feriado antecedendo a Pascoa, após um dia inteiro de muito trabalho, com as mãos “abanando”.
Pois bem, como futura marqueteira tive uma grande decepção para com essas empresas, afinal, existe data melhor do ano para realizar-se uma bela campanha de marketing interno que não seja a Páscoa (ou o Natal)? Balas, ovinhos de chocolates, um belo cartão, coisas que não custarão valor algum, se comparado a outros tipos de campanhas de marketing. Investir em "Endo" dá um resultado significante. Faz com que seus colaboradores se dirijam até suas casas felizes, por um simples gesto, tem um ganho magnifico no funcionamento da empresa.
Pois bem, como futura marqueteira tive uma grande decepção para com essas empresas, afinal, existe data melhor do ano para realizar-se uma bela campanha de marketing interno que não seja a Páscoa (ou o Natal)? Balas, ovinhos de chocolates, um belo cartão, coisas que não custarão valor algum, se comparado a outros tipos de campanhas de marketing. Investir em "Endo" dá um resultado significante. Faz com que seus colaboradores se dirijam até suas casas felizes, por um simples gesto, tem um ganho magnifico no funcionamento da empresa.
Philip Kotler (papa do marketing) afirma que: "Quando o marketing interno é bem feito, o marketing externo será muito mais abrangente. Se cada empregado for multiplicador da boa imagem da empresa, os produtos fabricados por ela também serão bem aceitos pelos seus clientes".
Todos nós, mortais, adoramos um bom “mimo”, a simplicidade dos detalhes mostra quão especial somos, diante a nossa família, aos amigos e principalmente, a empresa pela qual trabalhamos e dedicamos a maior parte de nossos tempos. Nenhum chefe é obrigado a dedicar-se aos seus funcionários, mas convenhamos que, este é o certo.
Conquistar quem está conosco a todo tempo, para atingir novos e maiores objetivos. Vender meu produto/marca independe de meus clientes externos, mas depende, totalmente, dos meus colaboradores, desde a produção até a gerência. Pessoas felizes realizam trabalhos eficazes.
Separei uma frase e um vídeo muito bacana do Alexandre Costa, diretor da maior rede de lojas de chocolates finos do mundo. Um exemplo de empresa e de pessoa. Claro que estou falando da Cacau Show, confira abaixo:
O sucesso da Cacau Show é inegável, mas a que deve esse sucesso, ao cacau ou ao valor do colaborador?
R: Um não existe sem o outro. A Cacau Show é a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo porque todos trabalham para o sucesso da empresa: carinho, união e comprometimento no dia a dia dos colaboradores. Passamos mais da metade do dia juntos, nos esforçando muito para manter e aumentar a capacidade da marca frente ao seu público. Curtimos cada momento e cada vitória aqui dentro e isso é muito importante, porque nos faz lembrar do real motivo da marca ser o que é hoje. A Cacau Show somos nós.