A publicidade como ferramenta social
A publicidade foi vista durante muitos anos como um meio para que produtos e serviços chegassem ao consumidor. Tem um grande poder de influência no comportamento das pessoas, sobretudo no que diz respeito ao consumo. Quando aliada a uma causa, a propaganda pode utilizar-se deste artificio para promover importantes mudanças.
Quero utilizar este espaço para falarmos de bons exemplos, de campanhas criativas que unem o conceito de publicidade com inovação. Iniciativas que, mesmo sendo comerciais (e não há nenhum problema nisso) emocionam e alcançam um número muito grande de pessoas, fazendo com que a ideia se propague, e o melhor: que ações sejam realmente realizadas. Como por exemplo, a foto abaixo, que nem precisa de legendas com complemento, fala por si só.
Via: Ecovia |
O assunto publicidade social sempre foi bem discutido, e na maioria das vezes os famosos sempre aderem ao movimento. O que chamou atenção nestas ultimas semanas, foi à nova campanha da ONG Teto (também conhecida como “Um teto para meu país”). Engajada em construir novas moradias para famílias em localidades de extrema pobreza. Vamos falar um pouco da campanha?
Criados pela agência Leo Burnett, os anúncios trazem imagens de moradores da comunidade Malvinas (Guarulhos, em São Paulo). Eles seguram cartazes com frases que remetem às manchetes de notícias de celebridades.
Segundo a ONG, o objetivo não é questionar o que vira notícia, mas sim o que deixa de ser. Existe muito espaço para notícias sobre o cotidiano das celebridades, e falta espaço para notícias sobre faltas de moradia, pessoas em situação de risco e extrema pobreza. Por mais que não vire notícia nos jornais, por mais que você passe e finja que não viu, a pobreza continua ali. Mais do que uma palavra, ela é uma realidade na vida de milhões de brasileiros que lutam diariamente pela sua sobrevivência, nas ruas ou em casas improvisadas e sem nenhuma segurança.
A campanha busca ainda reunir voluntários e arrecadar fundos para as ações da ONG, com o evento #TetoColeta, que ocorre nos dias 22, 23 e 24 de maio em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Curitiba e na Bahia.
Um dos projetos mais importantes da ONG é a construção de moradias de emergência para famílias que vivem na extrema pobreza. A campanha fez tanto sucesso, que muitas celebridades aderiram à causa, até porque, representa também certo incomodo que tais têm na sua vida “glamorosa”.
A pobreza e a desigualdade social são problemas evidentes da nossa sociedade. Ainda assim, poucas vezes é pauta de notícias, poucas vezes surgem nas conversas cotidianas.
E realmente, #QuemLiga? Para um ator na praia, ou um cantor sertanejo na sua fazenda. Vamos focar no que realmente importa. O Brasil precisa de mais causas assim. Precisamos de mais publicitários que caprichem em campanhas sociais.
Estamos na era dos “valores”. E o que importa mais para você? Um ator global comprando uma casa milionária, ou milhões de pessoas que dormem nas ruas todos os dias? Abrace essa ideia! Seja também um percussor de causas sociais, que luta sempre, por um país melhor, com pessoas melhores!