O Produto
Caros nowpeoples, gostaria de começar a leitura propondo uma reflexão simples e objetiva. Você já parou pra pensar quantas coisas tem por trás de um produto? Todos os seus processos de estudo, criação, divulgação e a importância que VOCÊ CONSUMIDOR tem sobre ele?
Analisemos então:
O processo de marketing começa com o estudo de mercado:
· Se o produto é novo, o primeiro passo é saber se ele é “necessário” ou “desejável” entre seu público alvo, se ele será bem aceito e se há disponibilidade no mercado em que será lançado.
· Se o produto será “renovado” (como os celulares que são atualizados, mas não deixam de ser celulares) a busca está na melhoria.
Porém, não basta que ele exista: é preciso oferecê-lo ao mercado, fazer com que saibam da sua existência. De nada adianta um produto bem elaborado se ele ficar oculto. Sem oferta não há demanda, por isso a necessidade da divulgação.
É nesse ponto que podemos definir a qualificação do produto. Ele pode ser anunciado como o melhor do seu segmento, possuindo alta qualidade e valor agregado. Ou pode ser oferecido por ter o melhor preço, facilidade na compra, praticidade no uso e acessível em diversos pontos de venda.
Seja como for seu posicionamento o interesse para marca é ser vista como primeira opção, aquela que será lembrada quando o desejo ou a necessidade surgir.
Tornar-se ainda mais presente na memória do consumidor, este é um dos principais objetivos de uma empresa (seja ela de produto ou serviços), e principalmente ser reconhecida comoreferência em seu segmento.
Vejamos a queridinha caneta Bic. A marca possui um mix de produtos extenso, mas é na caneta que pensamos ao lembrá-la. Ou quando você pensa em uma caneta, a imagem da marca é instantânea (Há quem pense na caneta da FaberCastell, mas essa eu lembro ao pensar em lápis de cor haha).
O principal elemento de uma empresa é seu produto/serviço. Sem ele não há o que a empresa oferecer ao mercado, é através dele que a marca será lembrada e os lucros serão gerados. Por isso a importância de uma boa imagem e divulgação.
Investir na imagem da empresa influencia em seu posicionamento de mercado. Não se pode vender uma Ferrari como se venderia um Fusca. Afinal o produto é responsável por impor no mercado a competência da marca. Por isso ela precisa compreender seu consumidor, saber como abordá-lo e atingir seu ponto fraco! É o preço? É a qualidade? É o valor agregado? Como e quando atingir seu público.
Fica a dica: Conhecer seu concorrente também é de extrema importância. Quais seus pontos fortes? E os fracos? Como o superar? O que ele tem que eu não tenho?
Para complementar, temos a participação de um profissional que entende bem do assunto. OCristian Ilha é professor de Marketing e possui uma rede de lojas.
Para complementar, temos a participação de um profissional que entende bem do assunto. OCristian Ilha é professor de Marketing e possui uma rede de lojas.
A importância da apresentação no PDV – Cristian Ilha (Professor e empresário).
A alguns anos, os profissionais do marketing estão revendo a forma de estudar o comportamento de compra no ponto de venda, ou seja, no ato da compra. O consumidor é fortemente estimulado a experimentar novos produtos/marcas que se destacam nas gôndolas.
A área que pesquisa e desenvolver materiais de merchandising, layout's e ambientação de lojas, embalagens diferenciadas e todo o tipo de trabalho que tenha a finalidade de promover o produto no ato da compra, chama-se TRADE MARKETING.
Percebe-se no auto-serviço exemplos claros de estudos aplicados de forma prática na empresa, a exemplo: 'o corredor da morte'. Embora o nome assuste, esta estratégia de trade gera grandes faturamentos para as redes. Na fila do 'caixa rápido' o consumidor é obrigado a passar pelo corredor, que oferece produtos estrategicamente pensados para este perfil de comprador. (chocolates, balas, chip's, revistas, etc).
Desta forma, um planejamento adequado para expor o produto de forma correta, certamente trará diferenciação aos concorrentes e resultados positivos em vendas.
Por isso vale sempre lembrar: investir no ponto de venda é essencial. A imagem da marca também depende da apresentação na hora da compra. Um vendedor bem informado facilita na escolha e deixa o consumidor mais confiante. Dá uma olhadinha no artigo A importância de um bom atendimento e saiba mais sobre esse assunto.
A alguns anos, os profissionais do marketing estão revendo a forma de estudar o comportamento de compra no ponto de venda, ou seja, no ato da compra. O consumidor é fortemente estimulado a experimentar novos produtos/marcas que se destacam nas gôndolas.
A área que pesquisa e desenvolver materiais de merchandising, layout's e ambientação de lojas, embalagens diferenciadas e todo o tipo de trabalho que tenha a finalidade de promover o produto no ato da compra, chama-se TRADE MARKETING.
Percebe-se no auto-serviço exemplos claros de estudos aplicados de forma prática na empresa, a exemplo: 'o corredor da morte'. Embora o nome assuste, esta estratégia de trade gera grandes faturamentos para as redes. Na fila do 'caixa rápido' o consumidor é obrigado a passar pelo corredor, que oferece produtos estrategicamente pensados para este perfil de comprador. (chocolates, balas, chip's, revistas, etc).
Desta forma, um planejamento adequado para expor o produto de forma correta, certamente trará diferenciação aos concorrentes e resultados positivos em vendas.
Por isso vale sempre lembrar: investir no ponto de venda é essencial. A imagem da marca também depende da apresentação na hora da compra. Um vendedor bem informado facilita na escolha e deixa o consumidor mais confiante. Dá uma olhadinha no artigo A importância de um bom atendimento e saiba mais sobre esse assunto.
Categoria
Marketing