Investir ou não em Marketing Social?
A cultura brasileira vem passando por diversas mudanças nos últimos anos. As pessoas estão mais conscientes de tudo o que fazem, e por ventura, mais conectadas. Basta um “toque” na tela e “puft”, uma enxurrada de informações invade a tela de seus smartphones, e o que você quer, está ali na palma de suas mãos.
Como consumidor as coisas não são muito diferentes, nós procuramos saber sobre tal campanha, produto e sempre exigimos o diferente – mesmo que inconscientemente. E é isso que as empresas necessitam hoje, inovação e diferenciação.
“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados”. Mahatma Gandhi |
Já não nos basta mais, que as empresas apenas vendam produtos e serviços, mas sim, que se posicionem perante as práticas em prol as causas sociais. Que não visem apenas o lucro, mas que também beneficiem a população e suas campanhas. E é aí que surge o que conhecemos comoMarketing Social.
Mas, o que é o marketing Social?
Philip Kotler afirma que: “Marketing Social é a gestão estratégica do processo de inovações sociais a partir da adoção de comportamentos, atitudes e práticas individuais e coletivas, orientadas por preceitos éticos, fundamentados nos direitos humanos e na equidade social. O termo é empregado para descrever o uso sistemático de princípios e técnicas orientadas para promover aceitação de uma causa ou ideia. Tem como objetivo principal transformar a maneira pela qual um determinado público-adotante percebe uma questão social e promover mudanças comportamentais visando melhorar a qualidade de vida de um segmento populacional”.
Por que fazer marketing social?
Vivemos em um mundo em que as pessoas estão dando maior valor as marcas e empresas que se preocupam com os problemas sociais e naturais. E o Marketing Social difere o fulano A do fulano B. Pois o Fulano A, não somente proporciona mudanças e benefícios para a sua empresa, mas também para toda a sociedade, passando a ser mais bem visto pelos fornecedores, colaboradores, clientes e até mesmo, pela mídia.
Além dessa diferenciação perante aos concorrentes, uma organização que investe neste tipo de marketing, pode direcionar este posicionamento aderido, e muito bem aceito, através de campanhas publicitárias.
Este vídeo é da empresa Coca-Cola e é de 2009, trata-se de uma campanha que faz referencia à semana do otimismo, cada embalagem vendida de qualquer produto do portfólio da Coca-Cola Brasil, como refrigerantes, sucos, águas, chás, energéticos e hidro tônicos, reverterão R$2,50 centavos para os programas desenvolvidos pelo Instituto Coca-Cola Brasil.
Philip Kotler afirma que: “Marketing Social é a gestão estratégica do processo de inovações sociais a partir da adoção de comportamentos, atitudes e práticas individuais e coletivas, orientadas por preceitos éticos, fundamentados nos direitos humanos e na equidade social. O termo é empregado para descrever o uso sistemático de princípios e técnicas orientadas para promover aceitação de uma causa ou ideia. Tem como objetivo principal transformar a maneira pela qual um determinado público-adotante percebe uma questão social e promover mudanças comportamentais visando melhorar a qualidade de vida de um segmento populacional”.
Por que fazer marketing social?
Vivemos em um mundo em que as pessoas estão dando maior valor as marcas e empresas que se preocupam com os problemas sociais e naturais. E o Marketing Social difere o fulano A do fulano B. Pois o Fulano A, não somente proporciona mudanças e benefícios para a sua empresa, mas também para toda a sociedade, passando a ser mais bem visto pelos fornecedores, colaboradores, clientes e até mesmo, pela mídia.
Além dessa diferenciação perante aos concorrentes, uma organização que investe neste tipo de marketing, pode direcionar este posicionamento aderido, e muito bem aceito, através de campanhas publicitárias.
Este vídeo é da empresa Coca-Cola e é de 2009, trata-se de uma campanha que faz referencia à semana do otimismo, cada embalagem vendida de qualquer produto do portfólio da Coca-Cola Brasil, como refrigerantes, sucos, águas, chás, energéticos e hidro tônicos, reverterão R$2,50 centavos para os programas desenvolvidos pelo Instituto Coca-Cola Brasil.
Como sempre, a Coca-Cola largou na frente, não é “à toa” que a marca está onde está, entre as mais poderosas do mundo.
A tendência para os próximos anos é que os consumidores cobrem cada vez mais das empresas, causas e ações como essa da Coca-Cola, por exemplo, que contribui tanto para a imagem da marca quanto para a sociedade, fazendo o mundo, um lugar melhor.
Não há dúvidas de que empresas que se posicionam a favor da sociedade, adquirem vantagens frente a concorrência.