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O Boticário: machista ou empoderador?



“Acaba ficando comum você estar do lado daquela pessoa.  Então deixa de ser atrativo. ”
“Acontece de parar de olhar… Você deixa de olhar…”


Essas são frases da nova propaganda do O Boticário, “Acredite na Beleza – A Linda Ex”. Uffa, e que propaganda hein?! Parece que a sociedade em geral, perdeu o apreço que tinha com a marca, e resolveu achar tudo que ela faz ruim. Começou com a campanha do Dia dos Namorados (já falamos aqui), sobre a homossexualidade, depois, acabaram causando grande comoção sobre a de Dia dos Pais e adoção, e agora essa, apresentando casais, que estão em término de relacionamento, passando por um processo de divórcio.

Mas sociedade, o que tem de errado nisso? Você realmente nunca viu “o amor acabar”? Pois bem, parece que algumas pessoas não. Trouxemos novamente este assunto aqui, porque O Boticário, teve mais uma campanha denunciada ao CONAR. A propaganda causou comoção no público ao mostrar uma cena cotidiana entre um casal no momento final de um relacionamento. A crítica foi intensa após o lançamento, famílias ofenderam-se com a campanha que mostra, que uma ex, pode sim ser linda!


Convenhamos que, para o publicitário, ver a sua campanha ser tão repercutida é ótima, mesmo sendo ela dividida em positivo/negativo.

O Boticário é indiscutivelmente, uma marca de sucesso e dessa vez, soube buscar dentro do relacionamento “homem e mulher” um material de trabalho interessante. Atração, relacionamento, convívio, auto estima e chegando obviamente, ao seu produto, BELEZA.

A campanha busca entrar na mente do consumidor, e mexer com “psicologia” que dentro lhe existe, ela representa simplesmente o fator atração pela beleza, que infelizmente, ainda conta muito hoje nos casais.

E então, a atração acabou, a beleza se tornou “enjoada”, o sexo ficou repetitivo, vem o divórcio. Este mesmo, que grande parte das vezes, acaba com a auto estima de uma mulher, e que, estatisticamente falando, poucas são as mulheres que se salvam de uma boa “foça”. É isso que a empresa exaltou na sua nova campanha. Ser ex mulher, pode ser sendo linda. Você pode ser uma mulher divorciada, mas linda. Você precisa se valorizar, e se amar, mesmo não tendo um homem ao seu lado.

O que vimos de errado nisso? Vimos uma sociedade que não aceita que mulheres sejam independentes. Vemos mulheres ofendidas, por serem submissas aos seus parceiros. Ame, se ame, ame o seu parceiro, mas seja linda, mesmo sendo ex. Sabe porque essa campanha (assim como as outras) deram certo? Porque elas incomodaram muita gente. E sabe porquê? Porque é uma SITUAÇÃO REAL.

Como resultado de grande movimentação e críticas, a peça produzida pela agência AlmapBBDO está passando por um processo diante o CONAR (Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária) com a alegação de que o conteúdo seria de caráter “machista, sexista, desvalorizando as características femininas além das físicas”. O julgamento será realizado agora em fevereiro.

É muito mais simples do que você imagina. E a melhor parte é que, ao se esforçar para aumentar a sua receita, na verdade a marca está melhorando o serviço prestado aos seus clientes potenciais. Você não precisa manipular ou hipnotizar ninguém, só precisa oferecer o que eles querem. A chave para o sucesso em qualquer negócio é uma compreensão da psicologia. Bem ou Mal, Boticário acabou causando mais uma vez, e enlouquecendo os holofotes da mídia, principalmente a digital. Mais um ponto a vocês. E você, o que achou disso, a marca foi machista, ou empoderou as mulheres? Ficamos na expectativa da próxima! E vocês, ficam com a campanha para análise:

Por: Jaqueline Franciscone

Pisciana, apaixonada por arquitetura e pelos mínimos detalhes da vida. Marketeira por opção, de opinião forte mas, de coração mole. Louca de consciência tranquila.

        



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