Por que sua empresa deve investir em um blog corporativo
O blog é uma das ferramentas de marketing digital que eu mais gosto, além de ajudar milhares de pessoas com conteúdos de qualidade, o blog tem o poder de fortalecer a estratégia de marketing, ajuda no alcance no mercado e trabalha no fortalecimento da marca. E o mais interessante é que o tamanho da empresa - quando falamos em produção de conteúdos para blog - é indiferente, quaisquer empresa pode oferecer conteúdo de qualidade aos leitores.
Muitos dizem que é perca de tempo e que não trás retorno financeiro, "imagina, investir em um profissional apenas para gerar conteúdo grátis na internet", infelizmente é assim que muitos gestores pensam, não sabem o real poder de um marketing de conteúdo. Mas, hoje vamos "plantar uma sementinha" na cabeça de você e lhe dar 6 motivos que farão você repensar sobre o assunto, vamos lá?
Você já leu este texto aqui: Marketing Digital não é despesa é investimento? Se a resposta for sim, você já deve saber que investir em marketing digital trás retorno em médio e longo prazo, não é mesmo? Agora imagine investir em marketing digital, que trás retorno financeiro, reconhecimento, crescimento e ainda por cima estreita os laços com o seu público alvo, já pensou?
5# Tornar-se referência em sua área;
Os consumidores gostam de comprar de pessoas que realmente entendem do assunto, ninguém (de sã consciência) manda fazer um outdoor com o sobrinho que diz "manjar" de Corel e Ps.
Você pode usar seu blog para "provar" que você "manja dos paranauês". Use o blog para tirar dúvidas de clientes, publicar artigos educativos/informativos, fale sobre o mercado e suas novidades e até mesmo dos eventos (palestras, workshops, feiras...) que você participa e as lições que você aprendeu.
Assim seus leitores passarão a confiar em você e em sua marca (que a cada novo dia, vai ganhar mais credibilidade). E quando eles precisarem de um produto, de quem eles vão comprar? De você que toda semana "prova" que é um expert no assunto, participa de diversos eventos na área e ajudou com determinado problema/situação.
6. Aprimorar futuras campanhas e estratégias;
Com o passar do tempo, publicando periodicamente em seu blog, você vai começar a entender melhor seu público, através de análises você vai poder colher informações sobre os temas mais populares, como você foi encontrado pelo público alvo, de onde são, quais palavras utilizaram nos buscadores para encontrar seu site, seu gênero, idade e muito mais. Esses dados auxiliarão o setor de marketing a planejar e aprimorar suas estratégias de marketing de conteúdo e alinhá-la aos objetivos da companhia.
1# Posicionamento do Google;
O Google adora "premiar" blogs que postam conteúdos constantemente, principalmente se forem autênticos e de qualidade. Não mantenha apenas o site da sua empresa, inclua um blog à ele e aumente a visibilidade da sua marca. O blog corporativo alcança bons posicionamentos nas pesquisas, ou seja, o tráfego do seu site vai aumentar consideravelmente. Transformando suas redes sociais em canais de divulgação do seu conteúdo e não o destino final dele.
2# Interação com o público alvo;
Você já leu este texto aqui: Marketing Digital não é despesa é investimento? Se a resposta for sim, você já deve saber que investir em marketing digital trás retorno em médio e longo prazo, não é mesmo? Agora imagine investir em marketing digital, que trás retorno financeiro, reconhecimento, crescimento e ainda por cima estreita os laços com o seu público alvo, já pensou?
O Blog Corporativo tem essa característica de estreitar o relacionamento marca x consumidor (além de atrair milhares de novos consumidores). Ele é capaz de iniciar uma conversa, um debate e até mesmo formas de interações mais modernas como compartilhamentos, likes e até mesmo reactions (Nova atualização do Facebook).
Um conteúdo bem organizado e de excelência pode fazer com que seus potenciais clientes confie em você e em sua marca.
Um conteúdo bem organizado e de excelência pode fazer com que seus potenciais clientes confie em você e em sua marca.
3# Baixo investimento;
Você sabia que se comparado com algumas campanhas, o investimento em um blog pode ser mínimo?
Existe ferramentas e plataformas gratuitas (como o WordPress e o Blogger), que não requer conhecimento avançado. Com apenas uma conta de e-mail e um pouco de estudo, em poucos dias você terá um belo blog no ar.
E em relação a contratar alguém para escrever sobre sua empresa, produtos, serviços... esqueça isso! Para falar sobre seu negócio, nada melhor que escolher alguns colaboradores da própria empresa para escrever em seu blog.
Por exemplo: Você possui uma empresa de manutenção de computadores, nada melhor que falar de determinada tecnologia do que o seu próprio técnico, não é mesmo? E para falar sobre um assunto que ele praticamente domina muito bem, pode levar uns 30 a 40 minutos para escrever sobre ele. Ou seja, para manter um blog, não precisa de altos investimentos, muito menos contratar terceiros para isso, basta ter vontade de querer fazer diferente e ser a diferença.
4# Atenção dos Clientes;
Não se preocupe em postar em seu blog todos os dias, ou a cada 2 a 3 dias, de início 1 post semanal já está ótimo. O que realmente importa é manter a frequência com disciplina.
Lembre-se sempre: Quanto mais você publicar, mais atenção de clientes em potencial você vai ter. Quanto mais post, melhor ranqueado seu site vai estar nos buscadores. E quanto mais dores você curar do seu cliente, melhor para seu negócio. Atinja essas dores, resolva problemas do seu público alvo e ele confiará em você e em sua empresa.
Existe ferramentas e plataformas gratuitas (como o WordPress e o Blogger), que não requer conhecimento avançado. Com apenas uma conta de e-mail e um pouco de estudo, em poucos dias você terá um belo blog no ar.
E em relação a contratar alguém para escrever sobre sua empresa, produtos, serviços... esqueça isso! Para falar sobre seu negócio, nada melhor que escolher alguns colaboradores da própria empresa para escrever em seu blog.
Por exemplo: Você possui uma empresa de manutenção de computadores, nada melhor que falar de determinada tecnologia do que o seu próprio técnico, não é mesmo? E para falar sobre um assunto que ele praticamente domina muito bem, pode levar uns 30 a 40 minutos para escrever sobre ele. Ou seja, para manter um blog, não precisa de altos investimentos, muito menos contratar terceiros para isso, basta ter vontade de querer fazer diferente e ser a diferença.
4# Atenção dos Clientes;
Não se preocupe em postar em seu blog todos os dias, ou a cada 2 a 3 dias, de início 1 post semanal já está ótimo. O que realmente importa é manter a frequência com disciplina.
Lembre-se sempre: Quanto mais você publicar, mais atenção de clientes em potencial você vai ter. Quanto mais post, melhor ranqueado seu site vai estar nos buscadores. E quanto mais dores você curar do seu cliente, melhor para seu negócio. Atinja essas dores, resolva problemas do seu público alvo e ele confiará em você e em sua empresa.
5# Tornar-se referência em sua área;
Os consumidores gostam de comprar de pessoas que realmente entendem do assunto, ninguém (de sã consciência) manda fazer um outdoor com o sobrinho que diz "manjar" de Corel e Ps.
Você pode usar seu blog para "provar" que você "manja dos paranauês". Use o blog para tirar dúvidas de clientes, publicar artigos educativos/informativos, fale sobre o mercado e suas novidades e até mesmo dos eventos (palestras, workshops, feiras...) que você participa e as lições que você aprendeu.
Assim seus leitores passarão a confiar em você e em sua marca (que a cada novo dia, vai ganhar mais credibilidade). E quando eles precisarem de um produto, de quem eles vão comprar? De você que toda semana "prova" que é um expert no assunto, participa de diversos eventos na área e ajudou com determinado problema/situação.
6. Aprimorar futuras campanhas e estratégias;
Com o passar do tempo, publicando periodicamente em seu blog, você vai começar a entender melhor seu público, através de análises você vai poder colher informações sobre os temas mais populares, como você foi encontrado pelo público alvo, de onde são, quais palavras utilizaram nos buscadores para encontrar seu site, seu gênero, idade e muito mais. Esses dados auxiliarão o setor de marketing a planejar e aprimorar suas estratégias de marketing de conteúdo e alinhá-la aos objetivos da companhia.
"A melhor maneira de encontrar seu cliente, é se encontrado por ele" - Conrado Adolpho
Por: Deivid Vieira
Estudante de Administração com ênfase em Publicidade e Marketing, analista de mídias digitais, auxiliar administrativo e apaixonado pelo universo publicitário assim como o da arte. É amante do Photoshop e está em um relacionamento sério com a criatividade. Adora tocar violão porém mal conhece 2 acordes.
Estudante de Administração com ênfase em Publicidade e Marketing, analista de mídias digitais, auxiliar administrativo e apaixonado pelo universo publicitário assim como o da arte. É amante do Photoshop e está em um relacionamento sério com a criatividade. Adora tocar violão porém mal conhece 2 acordes.
Categoria
MarketingDigital