4 Qualidades fundamentais para conquistar aquela vaga que você tanto sonhou
O profissional de RH muitas vezes não busca apenas um candidato que seja qualificado para determinada função, um bom entrevistador vai muito mais além da busca por um novo funcionário, por isso algumas empresas estão adotando a "carta de apresentação", assim é possível analisar melhor a personalidade da pessoa, facilitando na hora de escolher o candidato A, B ou C.
Mas, não se atenha apenas a isto, ser um bom profissional, qualificado para tal e ter um bom relacionamento com as pessoas é o mínimo do mínimo para conseguir aquela vaga tão sonhada. Não importa o ramo de atuação, as qualidades que você precisa potencializar agora mesmo, são qualidades que todo funcionário (independente da função) deveria possuir.
Vamos a elas?
1. Empatia;
Segundo o nosso amigo Aurélio, empatia significa capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.
Isso se chama inteligência emocional, e é uma das principais características que você precisa trabalhar para conquistar seu espaço no mercado de trabalho. É a empatia que alimenta a base da confiança em uma empresa, isso equivale a equipes motivando umas as outras para serem cada vez melhores.
2. Tendências colaborativas;Pouco adianta você ser graduado, doutorado ou mestrado se você não sabe trabalhar em equipe, não entende que a força real de uma empresa, são as forças de cada um dos seus cooperados. Ter tendências colaborativas é saber unir forças individuais e trabalhar juntos para resolver problemas e encontrar soluções.
O poder do pensamento múltiplo pode "mover montanhas", então se você não potencializar essa qualidade o mais rápido possível, você estará sujeito a ficar de fora do time. Nas grandes empresas não há vagas para egos destrutivos, pois, elas apreciam a ideia de trabalhar unido, saber que quem trabalha sozinho pode até ir mais rápido, porém quem vai acompanhado, pode chegar ainda mais longe.
3. Curiosidade;
Você sabe por que as crianças aprendem milhares de coisas tão rapidamente? Porque elas são curiosas! É isso mesmo, elas não param de "futricar", perguntar, experimentar. As crianças que simplesmente não tentam, não descobrem nada, simples assim.
No ambiente empresarial, as coisas não são tão diferentes, você precisa explorar, questionar cada vez mais, afim de buscar a evolução constantemente. Quanto mais curiosa é uma pessoa, mais aberta ao aprendizado.
Mas, tome cuidado, não basta apenas começar a perguntar tudo para todos, você deve estudar, ler, anotar, pesquisar e nunca esqueça de pôr todo o aprendizado em prática. Contribua!
A curiosidade é mais importante do que o conhecimento - Albert Einstein
Resiliência vem do latim “silie” (saltar) acrescido do prefixo “re”(novamente) subentende se então que resiliência é voltar ao estado normal. Na Administração, é um conceito que faz parte de processos de gestão, ou seja, os profissionais devem ter equilíbrio emocional para lidar com problemas do trabalho, principalmente quando ocorrem situações adversas, contrárias ao planejado. Trata-se do indivíduo que tem tenacidade para o seu trabalho, que busca assertividade.
Assim, o profissional resiliente é aquele que está sempre se renovando, se transformando e buscando melhorias, impulsionado por um propósito proativo, tomando medidas que minimizem os
problemas, sem nunca se deixar abater pelas adversidades naturais de qualquer profissão.