Mídias Sociais na política: o que pode e o que é proibido por lei

Depois que reduziram o período de veiculação de campanhas na televisão (que até então é a principal ferramenta de divulgação), e depois do veto de ligações com empresas, as campanhas políticas tiveram que se "reinventar" seguindo uma nova metodologia de publicidade, agora os candidatos precisam seguir um novo caminho - temido por muitos - o ambiente virtual.
E é aí que muitos desses candidatos "engalham o barco", todos sabemos que a grande maioria deles são pessoas mais velhas e com menos afinidade com tecnologia, e por não conhecer direito as redes sociais estão fadados a errarem feio, pois elas podem até parecerem um ambiente sem muitas regras, porém pasmem, não é. E as multas por descumprir as regras podem variar de 5 à 30 mil reais, então se você é um candidato ou um social media, fique esperto.
Obs: As multas também são válidas para eleitores!
Mas e aí, o que realmente pode, e o que não pode nas redes sociais?
Para candidato e eleitor: e extremamente proibido fazer propaganda e/ou postagens usando perfis anônimos ou Fakes (falsos).
Obs: As multas também são válidas para eleitores!
Mas e aí, o que realmente pode, e o que não pode nas redes sociais?












O contratante pode preso por 2 a 4 anos e pagar multa que varia entre R$ 15 mil a R$ 50 mil. Quem aceita dinheiro para fazer isso também é punido com até 1 ano de prisão (ou prestação de serviços à comunidade) e com multa que varia de R$ 5 mil a R$ 30 mil.
O boato na internet viraliza, se perde o controle sobre ele e aquilo se torna verdade aos olhos de muita gente. É difícil [identificar a autoria de boatos ou más práticas] até mesmo nas ruas, com panfletos, por exemplo. Na internet isso ganha uma outra dimensão. ~Como podem perceber a lista de proibições é muito maior que a lista de permições, então antes de sair escrevendo, publicando e compartilhando conteúdos nas redes sociais, fique atento, caso contrário, estará sujeito a multas e até mesmo corre o risco de ir preso.
Michael Mohallem, professor da FGV Direito Rio e coordenador doprojeto Conexão Eleitoral
Por: Deivid Vieira
Estudante de Administração com ênfase em Publicidade e Marketing, analista de mídias digitais, auxiliar administrativo e apaixonado pelo universo publicitário assim como o da arte. Fundador do Agorapublicidade, um dos principais portais criativos do Sul do Mundo
